terça-feira, 5 de novembro de 2019

O silêncio dos livros - Fausto Paniccaci


 Olá criaturinhas!
 Bom dia! Boa tarde! Boa Noite! 

 Como prometido, hoje trago resenha desse livrão!
.
 Pág: 256
 Editora: Pandorga 
 Gênero: Distopia
 Nota: 4,5/5

[ Sinopse

TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE. Numa época em que os livros são proibidos, o misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal, onde conhecerá Alice, menina desprezada pelos pais. O encontro de um antigo caderno trará questões intrigantes. Que relação haveria entre um jovem acusado de crime que alega não ter cometido, suntuosos projetos arquitetônicos e a descoberta de uma biblioteca abandonada? O Silêncio dos livros é uma declaração de amor à Literatura. Romance para ser saboreado não só pelo enredo recheado de tensões e suspense, mas também pelos detalhes de construção, insere-se na melhor tradição da cultura ocidental, com sutis menções a livros, poemas e vinhos, a mitos clássicos e folclore, a obras de arte e teorias científicas, além de enveredar por grandes discussões da contemporaneidade, como privacidade, identidade, genética, direito ao esquecimento. Manejando uma linguagem precisa e poética, o autor cria metáforas surpreendentes, explora recursos estilísticos e sabe convidar o leitor a desvendar sentidos apenas sugeridos.


[ Resenha


"TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE."

 Assim começa a história com essa frase impactante e que já me fez criar expectativas sobre a leitura.
 Santiago chega a Portugal, após muitos anos de reclusão por um crime do qual alega veementemente que não cometeu. No novo lar, conhece sua pequena vizinha, Alice, uma criança alegre e ávida por histórias.

 Alice é apenas uma menina que ama livros desde que a sua Avó lhe contava sobre eles e suas histórias, pois nascera numa época em que os livros são proibidos e quem os porta, poderá ser condenado à prisão perpétua ou até mesmo corredor da morte, porque é considerado um crime gravíssimo.
 Cativada pelas histórias de seu novo vizinho, em um belo dia, percebe que o mesmo, porta um pequeno caderno de capa preta e sabe que isso também é proibido, mas atiçada pela curiosidade, prefere descobrir por si mesma do que se trata.

 Esse livro me pegou de surpresa em alguns aspectos e me surpreendeu. O amor à Literatura é explícito em cada página e nos faz questionar se um dia os livros forem proibidos, o que será da humanidade.  Escrita envolvente e profunda nos faz enxergar que a Literatura pode transformar vidas! Cheia de metáforas, referências literárias, nos transporta para várias reflexões.
 É um livro mágico e cheio de polêmicas. Recomendo muito! Quem ama esse universo, precisa lê-lo!
 Só achei que o final poderia ter sido menos corrido.
 Foi leitura do mês de Setembro do grupo @lcentrebff ao qual eu e minha xará Isis Silva do Instagram @felicidade.nos.livros criamos.


[ Quotes ]


📘"Há momentos, porém, em que um homem, por vontade própria ou densidade das circunstâncias, reconhece-se Humano, identifica-se com o outro."⠀
.⠀
📘"Com livros podemos transcender a platitude de nosso cotidiano, conhecer lugares aos quais nunca conseguiríamos ir."⠀
.⠀
📘" O que ocorre é que, quando se lê, a vida trivial é posta em suspensão e, quando retornamos de uma boa aventura literária que apele a nosso senso de beleza, de verdade, de mistério, encontramos uma realidade qualificada."⠀
.⠀
📘"O livro é a melhor companhia não humana que alguém pode ter - embora sua" não humanidade" seja de tudo questionável."⠀
.⠀
📘"A mentira é um véu que nos protege do que de pior há em nós; mas esse véu servirá de banquete às traças do tempo."⠀
.⠀
📘"A única diferença entre um homem venerável e um desprezível é que o primeiro nunca foi pego."⠀

Nenhum comentário:

Postar um comentário