sábado, 10 de agosto de 2019
MISTÉRIOS DA BÚSSOLA AZUL - Claudia Pucci Abrahão
Editora: Presságio
Paginas: 456
Gênero: Fantasia / Ficção
Nota: 2/5
Livro concedido pela Editora Presságio em parceria com o Instagram e Blog.
Lido em Ebook.
Onde comprar: Site da Editora Presságio
Amazon
[ SINOPSE ]
Tomada por um sonho lúcido, Marina acordou com a suave lembrança de um tempo quando tudo era vivo. Quando o futuro que se imaginou não se realiza, só há uma saída - uma carta de demissão. A partir dessa decisão, ela começa a ver um círculo azulado, convocando-a para retornar à Comunidade de Rio das Pinhas, onde há dez anos conhecera a luta dos moradores contra a construção de uma usina. Sua viagem traz à tona muito mais que memórias: Instigada por sucessivos desaparecimentos e um amor que pensava haver deixado na floresta, Nina descortina o portal para outras realidades jamais sonhadas e descobre que seu verdadeiro propósito está entrelaçado à história de muita gente. Uma aventura repleta de aprendizados e desafios, mestres e antagonistas, onde Nina é convocada a perceber e viver outras camadas do universo. Mas para isso, deverá fazer uma única entrega: abrir mão de uma visão única da realidade e confiar na magia do Grande Mistério.
[ RESENHA ]
Nina é demitida do seu emprego e após 10 anos resolve retornar a comunidade de Bananal das Pedras, comunidade essa que lutou junto com uma ONG contra a empreiteira que estava com um projeto de construção de uma usina de hidrelétrica e na qual prejudicaria não só a comunidade local, mas também a fauna e flora, causando um grande e catastrófico impacto ambiental.
Muitos anos se passaram, mas não tiraram do coração de Nina o amargor e a dor de ter perdido Léo em meio ao confronto gerado naquela época.
No retorno para aquele lugar que lhe traz tantas lembranças, descobriu que várias pessoas estavam sumindo sem explicações e resolveu investigar e no meio disso acaba vivenciando algo inusitado e mágico. Dado momento estava confusa com todas essas revelações e já não sabia destinguir o que era real e o que era alucinação.
A narrativa foi cansativa, confusa e que me desanimou várias vezes, me fazendo parar a leitura por vários momentos para tentar compreender o que estava ocorrendo. Confesso que o começo mostrava ser uma história diferente e com o decorrer das páginas se mostrou confuso pra mim. ( sei que estou utilizando muito a palavra confuso(a), mas é como me senti ao lê-lo a maior parte do tempo). A escrita da autora é ótima, porém acho que ela fugia um pouco do foco central, o que confundiu por parecer uma história espírita misturada com uma fantasia louca e incoerente ao meu ver. O livro é muito extenso, o que acho que foi desnecessário, pois dava pra ter sido menor, mais elaborado, embora a Editora justificou o porquê disso e me parece plausível.
Gostei por ter sido narrado no Brasil e seus vários elementos, porém deixou muito a desejar na minha opinião. Algumas partes em que Nina estava em busca de se encontrar naquele meio, gostei bastante pelo detalhamento dos fatos e das aventuras, mas infelizmente mesmo com algumas ressalvas, ele não caiu nas minhas graças.
Terá uma continuação, onde a autora já deu a deixa que teria todas as explicações do primeiro livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário